Preposição: apontamentos teóricos e didáticos pela perspectiva da morfossintaxe

Adriana Zampiroli do Nascimento, Cellina Maria Gazzoni Sabino, Cláudia Gonçalves Rocha, Nayane Gama de Lima, Rosa Mateus dos Santos, Rosimere Piantavinha Roveta

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve explanação sobre o que é a classe gramatical conhecida como preposição, assim temos como fundamento teórico as visões de Evanildo Bechara e Mário Perini. Ou seja, uma visão normativa, prescritiva, e outra descritiva, em que aponta claramente a diversas “lacunas” normativas que necessitam de estudos mais aprofundados sobre as preposições. O papel do professor se mostra determinante para ampliar os horizontes de criticidade de seus alunos quanto à gramática.Assim sendo, esta é a maior contribuiçao de Perini sobre a forma que a gramática tradicional apresenta as preposições, o autor traz consigo uma série de questionamentos quanto à insuficiência nas definições dos termos e a falácia da completude da gramática tradicional. Muito mais do que a reprodução acrítica de conceitos que são, na realidade, carentes, é preciso que os alunos compreendam a aplicabilidade da classe gramatical: preposição e sua importância quanto à função conectiva entre os termos das mais diversas construções.

Link: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=304


Palavras-chave


Ensino, Português, Preposições, Linguística, Morfossintaxe.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 nayane gama lima

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220