PAIXÃO E REFÚGIO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA #COMPARTILHEHUMANIDADE

Natália Silva Giarola de Resende, Vivian Pinto Riolo

Resumo


Neste trabalho, objetiva se explorar o estudo das paixões semióticas por
meio das categorias contempladas no sof tware livre DadosSemiótica (DS), a fim de
observar os efeitos passionais de sentido que emergem na campanha publicitária
# do Ministério da Justiça brasileiro. Tomando por
base duas peças publicitárias, será observado o percurso pass ional do sujeito que
busca legitimar a atuação do governo frente aos valores da cultura brasileira. Para
tanto, será mobilizado um aparato teórico com vistas aos estudos das paixões em
sua configuração tradicional (GREIMAS e FONTALINNE (1993); BARROS (1990 )))),
bem como por meio da metodologia proposta por Matte (2012, 2019), que busca a
sistematização em uma configuração arbórea permitindo uma análise automatizada
no DS.


Palavras-chave


Discurso, Semiótica das paixões, DadosSemiótica, Refugiados.

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ISSN 2317-0220