FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DIMENSÃO DA PESSOA EM NÓVOA NO CONTEXTO DE CIBERCULTURA

Fernando BATTISTI, Elisabete Cerutti

Resumo



Este ensaio tem por objetivo fazer uma reflexão da revisão de literatura de Nóvoa referente a compreensão de “pessoa” diante ao neologismo “cibercultura” apresentado por Lévy. A proposta é de caráter qualitativo e hermenêutico, sendo a via reflexiva a partir de uma compreensão dialética. Este estudo é incipiente, e originário da proposta, ainda em construção, de compreender a abordagem filosófica sobre as Metodologias Ativas no contexto de cibercultura vinculada a pesquisa de Doutorado do PPGEDU da URI- Campus Frederico Westphalen, na Linha de Pesquisa: Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. No cenário educacional contemporâneo a abordagem investigativa envolvendo a formação de professores tem sido constante e necessária ao aprimoramento e aprofundamento das práticas educativas nos diferentes níveis de construção do agir educacional. Nesse sentido, o presente estudo procura trazer o olhar formativo a partir da compreensão de pessoa de Nóvoa. No intuito de aproximar a temática da humanização dos processos educativos no contexto de cibercultura, compreende-se o inegável sentido apresentado pelo novo humanismo contemporâneo nas relações sociais, em especial, no fazer pedagógico.


Palavras-chave


Formação de Professores;Formação de Professores; Cibercultura; Pessoa; Educação.

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ISSN 2317-0220