BRINQUEDOTECA EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA: UTOPIA OU REALIDADE?
Resumo
O brincar é uma atividade indispensável à criança, inclusive dentro do hospital. O trabalho teve como objetivo investigar sobre a existência de brinquedotecas em unidades de internação pediátrica dos municípios da macrorregião de Alfenas. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado em hospitais públicos, no período de maio a julho de 2019, envolvendo 7 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e uma docente de um Instituto Federal do sul de Minas. Foram coletadas informações de 26 instituições através de contato telefônico. Elaborou-se um banco de dados para a análise e interpretação. Os resultados mostraram que das 26 instituições investigadas, 5 possuem brinquedoteca (19,2%) e 21 não possuem brinquedoteca (80,2%). Observa-se que, apesar dos concretos benefícios do lúdico junto à criança hospitalizada, poucos investimentos têm sido realizados nas unidades de internação pediátrica de nossa região relacionados à estruturação de brinquedotecas.
Palavras-chave
Criança; Hospitalização; Jogos e Brinquedos
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Luana de Cássia Silva Ferreira, Marcela Aparecida Madeira Reis, Letícia Mara Ricardo, Larissa Sales Martins
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ISSN 2317-0220