ANÁLISE LINGUÍSTICA E ENSINO DE GRAMÁTICA: REFLEXÕES ACADÊMICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Carina de Almeida Coelho, Gustavo Gomes Siqueira da Rocha

Resumo


O presente trabalho aborda a importância do ensino gramatical contextualizado, através de atividades de análise linguística na educação básica. O tema escolhido se justifica pelo ensino de gramática nas escolas terem avaliações externas negativas, apesar dos avanços alcançados pelas teorias linguísticas na academia ainda não se observa de modo expressivo tais mudanças na prática em salas de aula. Para evidenciar tal questão, será apresentada uma pesquisa desenvolvida, no segundo semestre de 2019, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais, a qual evidenciou a visão que os discentes possuem quanto às aulas de língua materna.

https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1238


Palavras-chave


Língua Portuguesa; gramática; ensino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Carina de Almeida Coelho

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN 2317-0220