Editorial
Resumo
(ver imagens mo arquivo)
O Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2021.1, tem como tema, nesta temporada, “Consciência: a virtualização do ensino, ressignificando a aprendizagem”, em virtude do cenário educacional de 2021 ainda vivenciar as experiências do ensino remoto emergencial (ERE).
Nesta edição do evento, recebemos trabalhos apenas para os Palcos Roda de Conversas entre Educadores e Anfiteatro, sendo 38 trabalhos aprovados no Palco Roda de Conversas e 35 trabalhos aprovados no Palco Anfiteatro. O Palco Feira do Saberes foi destinado ao compartilhamento de experiências de Professores da Educação Básica.
Os temas apresentados foram variados, com a Educação em destaque em todos os palcos. Além disso, destacam-se: Letras/Linguística, no palco Roda de Conversas, Pandemia e Ciências, no palco do Anfiteatro, e Pandemia e Tecnologia Digital, entre os conferencistas convidados que apresentaram na Feira de Saberes e na Abertura (Figura 1). Além disso, a figura mostra a variedade dos temas, pois os trabalhos também transitam pela relação entre a ciência e a produção, diferentes aspectos da cultura, do direito e de questões de gênero, além de saúde, inclusão (e preconceito), fake news, corpo e sustentabilidade. Dentre as ciências, destaca-se a Química.
Figura 1: Distribuição dos temas nos trabalhos apresentados no UEADSL2021.1
Um estudo feito por Matte em 2019, com base em dados do UEADSL desde 2010 até então, permitiu a criação de índices sobre a movimentação e atividades das pessoas no congresso. São quatro índices:
Índice de Sucesso (IS): o sucesso de uma apresentação, segundo nossos princípios, é dado pelo grau de interação em cada apresentação;
Índice da Participação Ativa (IPA): refere-se à troca média de considerações (perguntas ou comentários) entre autor, coordenadores de mesa e outros participantes em cada trabalho apresentado;
Índice do Interesse do Público no Debate (IIPD): parte da premissa de que, se você está interessado num debate num fórum, retorna a ele para ler o desenrolar da discussão durante o evento, interesse que inclui, mas não somente, as respostas às suas próprias perguntas.
Índice de Público Potencial (IPP): parte-se da premissa de que cada trabalho possui ao menos um autor e um coordenadr de mesa, que não são contabilizados como público. Embora tenhamos dados para calcular quantas pessoas efetivamente assistiram uma apresentação, o número absoluto sempre vai depender do tamanho do evento, de modo que um índice relativo é essencial para ilustrar o público médio de cada apresentação.
Os gráficos a seguir representam esses índices, sendo, em relação aos dados em cada gráfico, primeiro o obtido no evento, depois as referências: o mínimo para ser considerado bom, o mínimo para ser considerado muito bom e o mínimo para ser considerado excelente.
Figura 2: O índice de interesse do público no debate representa o número de retornos dos participantes a cada trabalho, em média.
Na Figura 2, que considera os dados do evento como um todo, nos 6 primeiros dias, percebemos um alto interesse do público no debate, acima do mínimo para ser considerado uma excelente taxa. O Anfiteatro é o palco que apresentou o maior valor para este índice.
O gráfico da Figura 3 apresenta o Índice de Participação Ativa no mesmo período.
Figura 3: Índice de participação ativa nos primeiros 6 dias do UEADSL2021.1 - de 19 a 25/3
Observa-se que a participação ativa, um ponto forte do evento em edições anteriores, caiu, com a entrada de mais visitantes, pelo menos nesse período. Foi o motivo pelo qual o evento, que terminaria dia 26, teve sua duração ampliada até o domingo dia 28/3.
Figura 4: Relação entre público com e sem apresentação de trabalhos, de 19 a 25/3.
Na Figura 4, observa-se que o público potencial para cada apresentação alcançou o nível muito bom, nesses dias iniciais do evento.
Finalmente, na Figura 5 observa-se o Índice de Sucesso do evento, nos primeiros 6 de 9 dias do UEADSSL2021.1.
Figura 5: Índice de sucesso do UEADSL2021.1 nos dias 19 a 25/3.
Como comentado, o índice de Sucesso é dado pelo grau de interatividade no evento. Nesse quesito, o UEADSL2021.1 alcançou já nos primeiros dias um nível excelente. Os tópicos a seguir apresentam os trabalhos que granjearam ao UEADSL esse notável desempenho.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Ana Cristina Fricke Matte, Elaine Teixeira da Silva, Adriana da Silva Maria Pereira, Alexandre Botelho José
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ISSN 2317-0220