Da mídia impressa ao hipertexto: o uso do blog, vídeo e editor de história em quadrinhos como estratégia em leitura e escrita

Juliano Paines Martins, Adriana Soares Pereira

Resumo


O presente estudo tem como objetivo abordar experiências didático-pedagógicas em leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras, interior do Rio Grande do Sul, a partir de textos manipulados em ambientes virtuais chamado de hipertextos exemplificados através do uso do Blog, Vídeo e um editor de história em quadrinhos. Como metodologia e desenvolvimento criou-se uma oficina de textos no turno inverso em que participaram voluntariamente alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental embasado por três planos de aulas em leitura e produção textual confeccionados em meio impresso (copiado nos cadernos) e aplicada em meio digital (computador, filmadora e conexão pela internet) para os alunos no laboratório de informática. Conclui-se nessa pesquisa a estratégia promovida pelo professor em fazer os estudantes ficarem mais atraídos e competentes nas práticas de leitura e produção textual da disciplina de língua portuguesa.

http://www.textolivre.pro.br/blog/?p=6223


Palavras-chave


Produção textual; Hipertexto; Blog; Vídeo; Editor de História em Quadrinhos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



ISSN 2317-0220