Revista do Centro de Estudos Portugueses

Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

 

Revista do Centro de Estudos Portugueses, established in 1979, is the oldest journal in activity at the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being linked from its origin to the Center for Portuguese Studies. It is a peer-reviewed biannual journal that aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Portuguese Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on Portuguese literature.

Qualis B2, área de Letras e Linguística, ano base de 2015.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.



Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES: Dossiê Teolinda Gersão: 40 anos de vida literária (2º semestre de 2021)

 

 

Dossiê Teolinda Gersão: 40 anos de vida literária

 

Org. Annabela Rita (ULisboa) e Roberto Bezerra de Menezes (UFMG/CAPES)

Prazo para submissões: 30 de agosto de 2021

 

Revelando-se em 1981 com o romance O silêncio, Teolinda Gersão é, hoje, uma das vozes mais singulares da ficção portuguesa pós-25 de Abril e desde seus primeiros livros não abdica do dever de nomear as opressões sociais e mentais. A sua escrita desenvolve uma interdiscursividade que insinua nexos entre os textos através de uma imagística simbólica diversificada, mas reconduzível,

sempre, de algum modo à reflexão da arte sobre si mesma e à insinuação de procedimentos autorepresentativos: a reflexividade, a metamorfose e o diálogo das artes constituem a gramática da criatividade, atraindo-nos para uma leitura em sistemático (ir)reconhecimento, atenta à vibração semântica e estética da sua tópica.

Entre suas principais obras, destacam-se Paisagem com mulher e mar ao fundo (1982), O cavalo de sol (1989), Os teclados (1999) e A mulher que prendeu a chuva (2007). Em seu mais novo lançamento, O regresso de Júlia Mann a Paraty (2021), três novelas se entrelaçam de modo formar uma unidade narrativa. Ao longo dos anos, recebeu muitos prêmios, entre os quais o Grande Prêmio

de Conto Camilo Castelo Branco, o Prêmio Fernando Namora, o Prêmio de Ficção do PEN Clube, o Grande Prêmio de Romance e Novela da APE, o Prêmio Máxima de Literatura e o Prêmio da Fundação Inês de Castro. Além dos prêmios, verifique-se a quantidade de reedições de seus livros, indicador do quanto seus leitores se multiplicam ao longo das últimas décadas.

Agora, por ocasião do seu 80º aniversário e dos 40 anos de escrita literária, foi organizado o ciclo Homenagem. Teolinda Gersão 2020-21 (coord. de Annabela Rita e de Miguel Real) [https://homenagemteolinda.wixsite.com/home] com mais de três dezenas de iniciativas em vasta rede interinstitucional (cursos, seminários, colóquios, exposições, lançamentos, debates, livros, espectáculos, entrevistas e números especiais de periódicos) em também mais de uma dezena de países de diferentes continentes. O escultor Francisco Simões dedicou-lhe um retrato que constitui o ex libris do ciclo.

Nesse sentido, a Revista do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Federal de Minas Gerais associou-se a essa autêntica Festa das Letras, dedicando um dossiê especial a Teolinda Gersão e acolhendo artigos, ensaios e resenhas que se debrucem sobre a vasta produção da autora, dando a ver não só a riqueza da crítica especializada da área, mas também os profícuos debates que a obra da autora alimenta.

 

 
Publicado: 2021-04-20
 
Outras notícias...