“A casa do coração”: uma canção construída por quatro autores separados pelo tempo, unindo Brasil e Portugal por meio de música e poesia / “A casa do coração” [The House of the Heart]: A Song Built by Four Time-Separated Authors, Bringing Brazil and Portugal Together Through Music and Poetry

Mauro Camilo de Chantal Santos, Patrícia Valadão de Almeida de Oliveira

Resumo


Resumo: O presente artigo trata da canção “A casa do coração”, de Alberto Costa (1886-1934) e Hermelindo Castelo Banco (1922-1996), composta sobre poesia de Antero de Quental (1842-1891) inspirada em texto poético de Friedrich Rückert (1788-1866). Serão apresentadas informações sobre a gênese desse poema e sobre a estrutura da canção, registrada em pauta musical mais de sete décadas após sua criação a partir de um único registro sonoro. Apoiamo-nos, para tanto, na partitura manuscrita de “A casa do coração”, além das citações mais antigas encontradas sobre a presença do poema homônimo no Brasil e em Portugal. Concluímos, com o acréscimo de informações referentes aos poetas e compositores que produziram essa obra, que “A casa do coração”, enquanto canção brasileira de câmara, apresenta características marcantes como representante do romantismo em música no Brasil. Como anexo, será apresentada uma edição da partitura com base em uma única fonte manuscrita, cumprindo, desta maneira, os objetivos principais dos autores: estudo e disponibilização da partitura.

Palavras-chave: Alberto Costa; Antero de Quental; Hermelindo Castelo Branco; canção brasileira de câmara; poesia; edição.

Abstract: This article covers the song “A casa do coração” [“The house of the heart”], by Alberto Costa (1886-1934) and Hermelindo Castelo Banco (1922-1996), composed about poetry by Antero de Quental (1842-1891) inspired by poetic text by Friedrich Rückert (1788-1866). Information on the genesis of this poem and the structure of the song will be presented, recorded in the musical score more than seven decades after its creation from a single sound record. To this end, we rely on the handwritten score of “A casa do coração”, in addition to the oldest quotes found on the presence of the namesake poem in Brazil and Portugal. We conclude, with the addition of information regarding the poets and composers who produced this work, that “A casa do coração”, as a Brazilian chamber song, presents remarkable characteristics as a representative of romanticism in music in Brazil. An edition of the score, as an attachment, will be presented based on a single handwritten source, thus fulfilling the authors’ main objectives: study and availability of the score.

Keywords: Alberto Costa; Antero de Quental; Hermelindo Castelo Branco; Brazilian art song; poetry; edition.


Palavras-chave


Alberto Costa; Antero de Quental; Hermelindo Castelo Branco; canção brasileira de câmara; poesia; edição; Brazilian art song; poetry; edition.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.62.99-125

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