Em Tese

A Em Tese é um periódico eletrônico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG dedicado a divulgar produções e pesquisas nas áreas de Estudos Literários e de Artes.

A revista aceita textos inéditos – artigos, resenhas, relatos de ensino e traduções – que contemplem as áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas Estrangeiras Modernas, e Literatura Comparada.

Notícias

 

Visões do Apocalipse

 

Bigstockphoto.com - apocalyptic city sunset

As representações do apocalipse na cultura ocidental são muitas e dos mais diversos vieses. Do Livro do Apocalipse de João aos memoriais dos sobreviventes dos campos de concentração, passando às narrativas distópicas e do antropoceno e aos romances experimentais pós-11 de setembro, visões do apocalipse povoam nosso imaginário criando marcos culturais. Seguindo a noção de James Berger, que define apocalipse como qualquer evento (ficcional ou não) que crie uma noção histórica e cultural de ‘antes’ e ‘depois’, esse dossiê está aberto a textos que analisem narrativas em que sobreviventes, rastros e fantasmas habitem mundos onde uma ordem antiga foi quebrada para que outra se formasse. Da ficção histórica à ficção científica, o apocalipse revisita nossos traumas e angústias sociais de maneira questionadora e profunda.

 

Em Tese convida autores a enviarem artigos que discutam narrativas (literárias, fílmicas, dramáticas) em que eventos catastróficos (ficcionais ou não) criem tamanha ruptura que possam ser considerados apocalípticos. As submissões podem ser feitas em português, inglês e espanhol e devem seguir os parâmetros estabelecidos no site da revista.

 

Prazo para submissão: 02 de julho a 02 de setembro.

 

Vale lembrar que as seções Ensino de LiteraturaTeoria, Crítica Literária e Outras Artes e MídiasTradução e EdiçãoResenhas e Em Tese recebem submissões em fluxo contínuo sobre temas que não necessitam estar relacionados ao tópico do dossiê.

 
Publicado: 2018-07-02
 

Teatro & Ética

 

Fonte: Lucas Simões, White Lies 4, foto Colin Doyle.

 

O teatro brasileiro vive uma ebulição de literaturas dramáticas e espetaculares que se centram em questões ligadas à visibilidade e representatividade de parcelas da população que foram violentamente minorizadas ao longo da história. É o caso das pessoas LGBTIQ+, negrxs, faveladxs, mulheres e indígenas. Negando-se a serem enxergadas apenas como “o outro”, essas artistas cada vez mais tomam posse de suas partes no discurso do sensível, no “nós” de quem enuncia a arte. Sabemos que a linguagem teatral não atua em um solo neutro e, assim sendo, todas essas imagens estéticas incorporam éticas (enquanto valores, formas de pensamento, experiências vividas) que atuam de forma a redefinir não apenas o campo artístico ao seu redor, como também as esferas sociais e culturais.

Pensando na arte teatral como propositora e mediadora dos conflitos que surgem dessas visões de mundo, a Em Tese convida autoras(es) a enviarem artigos sobre as múltiplas interfaces existentes entre teatro e ética, pensando desde as produções de representações éticas nas estéticas descoloniais contemporâneas ou mesmo abordando revisionismos históricos e estados de exceção. As submissões podem ser feitas em português, espanhol e inglês e devem seguir os parâmetros para autores detalhados no site da revista.

 

Prazo para submissões: 10 de abril de 2018 a 29 de junho de 2018.


Vale lembrar que as seções Ensino de Literatura; Teoria, Crítica Literária, Outras Artes e Mídias; Tradução e Edição; Resenhas e Em Tese recebem submissões em fluxo contínuo sobre temas que não necessitam estar relacionados ao tópico do dossiê.

 

 

 
Publicado: 2018-04-10
 
Outras notícias...

v. 23, n. 2 (2017): Teoria em perspectiva


Capa da revista
Imagem: Pedro Veneroso