Histórico do periódico

Em 1997, a revista Em Tese foi criada com o objetivo de divulgar anualmente parte da produção discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. A revista apresentava, em formato impresso, ensaios relativos às teses e dissertações defendidas no ano anterior à publicação. 

Em 2006, a Em Tese passou a ser publicada somente de forma online no site da Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG: http://www.letras.ufmg.br/poslit/. 

Em 2009, a Em Tese se reestruturou, passando a ser quadrimestral. Foram incluídas as seções Dossiê e Resenha. Pós-graduandos externos à UFMG passaram a poder submeter seus textos à revista.

 Em 2013, a Em Tese passou a ser publicada segundo o Sistema de Editoração Eletrônica de Revista (SEER), baseado no Open Journal Systems, adotando um novo projeto gráfico. A submissão foi aberta para a publicação de doutores e mestres, além de pós-graduandos do exterior e de áreas correlatas aos Estudos Literários. Foram inauguradas as seções Ensino e Teoria, Crítica literária e Outras artes e mídias, Tradução e Edição e Poéticas.

 Em 2018, a Em Tese passou por uma reorganização de seções que foram assim consolidadas: (1) Dossiê; (2) Ensino de Literatura; (3) Teoria da Literatura, Crítica literária e outras Artes e Mídias; (4) Tradução e Edição; (5) Em Tese (6) Entrevistas; (7) Resenhas e (8) Poéticas.