Notícias

CHAMADA v. 1, n. 3: submissão até 7 de setembro de 2017

 


O esporte em contextos locais e regionais / Sport in local and regional contexts

 

Imagem: © Torres-García 


Organizador: Marcelino Rodrigues da Silva (UFMG)


          A história dos estudos sobre o esporte no Brasil está intimamente ligada à importância que o futebol adquiriu no país, como símbolo de nossa identidade cultural. Por isso, a grande maioria dos trabalhos mais destacados se dedica a essa dimensão nacional do futebol, tratada geralmente a partir da história desse esporte nas grandes metrópoles brasileiras, especialmente a cidade do Rio de Janeiro. Em tempos mais recentes, no entanto, esse panorama vem se modificando, em função do crescimento, da difusão e da consolidação dos estudos sobre o esporte no país. Nesse movimento, é cada vez maior o número de trabalhos de pesquisa que se contrapõem a essa perspectiva nacional, abordando as histórias, manifestações e particularidades do fenômeno esportivo em contextos locais e regionais. O objetivo deste dossiê, O Esporte em contextos locais e regionais, é apresentar um pouco dessa produção, revelando configurações do fenômeno esportivo que não podem ser reduzidas às grandes narrativas canônicas da história do futebol brasileiro.


          The history of sports studies in Brazil is closely linked to the importance football has acquired in Brazil as a symbol of our cultural identity. For this reason, the great majority of the most outstanding works are dedicated to this national dimension of football, generally treated from the history of this sport in the great Brazilian metropolis, especially the city of Rio de Janeiro. In more recent times, however, this panorama has been changing, due to the growth, diffusion and consolidation of sports studies in the country. In this movement, the number of research works that oppose this national perspective is increasing, addressing the histories, manifestations and particularities of the sport phenomenon in local and regional contexts. The purpose of this dossier, The sport in local and regional contexts, is to present a little of this production, revealing configurations of the sporting phenomenon that can not be reduced to the great canonical narratives of Brazilian football history.

 
Publicado: 2017-05-25
 

CHAMADA v. 2, n. 1: submissão até 15 dezembro de 2017

 


Crônica esportiva no Brasil: história e narrativa

 

Organizador: Bernardo Borges Buarque de Hollanda (FGV)


          Em seu ensaio “A vida ao rés-do-chão”, o crítico literário Antonio Candido (1918-2017) referiu-se à crônica como um gênero, sob vários aspectos, “brasileiro”. Desde pelo menos os anos 1930, segundo o autor, a crônica teria sido capaz de se amoldar com plasticidade ao cotidiano jornalístico do país. Soube ajustar-se não só à preferência dos escritores como também ao gosto dos leitores, em virtude de suas características temáticas e estilísticas, prosaicas e narrativas. Diante de tal afirmação, seria o caso de perguntar: como pensar a crônica denominada “esportiva”? Seria tão somente um subgênero deste que, por sua vez, não é considerado nobre no panteão da literatura? Quando se trata de crônica esportiva, está em jogo um texto jornalístico sobre esportes, em geral, ou uma crônica de esportes, em particular?
          O dossiê Crônica esportiva no Brasil: história e narrativa propõe reunir artigos científicos e pesquisas acadêmicas que abordem personagens e eventos relacionados a crônicas e cronistas, a colunas e colunistas esportivos, dedicados a relatar o dia a dia das modalidades de desportos no país. Isto porque os periódicos brasileiros têm sido fonte fértil para registro de tal escrita, desde o surgimento de esportes modernos, como o futebol, num arco histórico que abarca do final do século XIX até a contemporaneidade. O objetivo é mostrar a vitalidade deste gênero comunicativo ao longo do tempo, suas transformações e sua continuidade, tendo em vista tanto jornalistas que se dedicaram profissionalmente ao ofício – Mário Filho, Nelson Rodrigues, Thomaz Mazzoni e Vargas Neto, entre outros – quanto literatos bissextos que foram tocados pelo fenômeno esportivo no decorrer dos séculos XX e XXI, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego, Paulo Mendes Campos e Luis Fernando Verissimo.

 
Publicado: 2017-05-25
 

CHAMADA v. 2, n. 2: submissão até 21 de abril de 2018

 


Sobre copas do mundo... / About the word cups...

 

Organizadores: Gustavo Cerqueira Guimarães (UFMG); Marcus Vinicius Costa Lage (UFMG)

 

          CHAMADA em elaboração.

 

 

 
Publicado: 2017-05-25