Notícias

Revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes

 

ATENÇÃO: a revista FuLiA/UFMG migrou para a plataforma de Periódicos da UFMG. A partir de agora, os novos artigos deverão ser submetidos aqui: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/announcement.

Este periódico eletrônico de fluxo contínuo, quadrimestral, tem o objetivo de atender às demandas crescentes de publicações de pesquisas sobre o esporte relacionadas aos estudos da linguagem e cultura, das ciências humanas, artes e mídias e do lazer.

A FuLiA / UFMG aceita submissões, preferencialmente de doutores, de artigos e ensaios para as seções Dossiê e Paralelas, além de textos para as seções Resenha, Entrevista e Tradução/Edição.

A revista conta ainda com a seção Poética, sob a responsabilidade dos editores, que pretende publicar áudios, imagens, vídeos e textos artísticos em diálogo com o dossiê temático. 

Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão

A revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), fundado em 2010, da Faculdade de Letras da UFMG. 

Avaliação provisória Qualis-Capes (2019): A4.

 

 
Publicado: 2019-06-26
 

CHAMADA v. 6, n. 1 (2021): submissão até 15 de dezembro de 2020

 

O ESPORTE NAS ARTES E CIÊNCIAS SOCIAIS DE MOÇAMBIQUE

Imagem: Selos de Moçambique (Web).

O esporte foi e ainda é uma questão política num sentido positivo e negativo. A sua profissionalização nas primeiras décadas do século XX fez com que certas barreiras de classe, gênero e “raça” se rompessem, funcionando como um instrumento de protesto e de resistência política. Regimes autoritários, geralmente, não mediram esforços em instrumentalizar e ideologizar a prática esportiva, quase sempre por um viés “masculino”.

Sendo assim, desde o surgimento da era moderna do esporte (1896), os comitês responsáveis vêm se orientando pela nacionalidade e pelo gênero dos(as) atletas para organizarem suas competições, como se a divisão entre países, homens e mulheres fosse algo “natural”.

Ao enfocar o universo moçambicano, marcado por intenso entusiasmo pelos desportos, surgem movimentos muito interessantes sobre as narrativas de gênero, nação, sociedade e cultura, evidenciadas pelas representações nos campos da linguagem, da cultura popular, da mídia e das artes e ciências humanas, onde os “jogos de poder” igualmente se manifestam e se digladiam.

Neste número da revista FuLiA/UFMG, serão bem-vindas contribuições de estudos que reflitam sobre a relação entre nacionalidade e gênero no esporte em Moçambique ou de estudos que, de modo geral, reflitam sobre o esporte nas artes, na mídia, na cultura e nas ciências sociais moçambicanas, a partir de uma perspectiva específica ou interdisciplinar.

Coorganizadores: Aurélio Rocha (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique); Elídio Nhamona (UEM); Gustavo Cerqueira Guimarães (UEM); Nuno Domingos (Universidade de Lisboa).

 

 
Publicado: 2019-06-26