Ao vivo direto da Rússia: a Copa do Mundo formatada para televisão

Fernando Vannier Borges

Resumo


Como megaevento esportivo, a Copa do Mundo tem uma grande capacidade de gerar atenção da Mídia. Entre os diferentes tipos de suporte, a televisão é o veículo mais relevante na difusão do futebol, tendo desenvolvido uma relação de simbiose com as organizações esportivas. Consciente da importância desse relacionamento, desde a década de 1960, a FIFA investe bastante da sua atenção na transmissão televisiva da Copa do Mundo, seu principal produto e sua maior fonte de recursos financeiros. Através da análise da versão de 2018 do Manual de Produção para TV da FIFA, pretendemos ver de que maneira a instituição contribui para a transformação da Copa do Mundo em um produto de televisão. Os resultados mostram que a FIFA passa a incorporar a lógica da mídia em suas ações e é responsável pela forma como a Copa do Mundo é transmitida para as emissoras oficiais.


Palavras-chave


Copa do Mundo; FIFA; Transmissão televisiva; Midiatização

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.3.2.88-108

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ISSN: 2526-4494 / Qualis-Capes: A4 (provisório)


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