O caso Muralha: a pimenta do jornalismo esportivo e a construção de um vilão

Leda Maria da Costa

Resumo


Nas narrativas jornalísticas sobre futebol, os vilões são personagens que personificam os problemas que se imaginam estar por trás de uma derrota. Por vilões, entendem-se os jogadores que foram considerados culpados por alguma ou várias derrotas. Se o herói percorre uma trajetória ascendente, em que um status de superioridade lhe é conferido, o vilão costuma ser lançado numa trajetória de queda que o conduz a um território de acusações.  Essa trajetória descendente foi vivida por Barbosa, o goleiro da seleção masculina de 1950, após a derrota para o Uruguai. Em termos clubísticos, o goleiro Muralha, no ano de 2017, passou por processo semelhante. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de construção do vilão Muralha, ex-goleiro do Flamengo, a partir das narrativas do jornal Extra.


Palavras-chave


Vilões do futebol; Mídia esportiva; Jornal Extra.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.5.1.48-72

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ISSN: 2526-4494 / Qualis-Capes: A4 (provisório)


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