O teste de Cloze como instrumento de medida da proficiência em leitura: fatores linguísticos e não linguísticos / Cloze test as an instrument to measure reading proficiency: linguistic and non-linguistic factors
Abstract
Resumo: Este artigo tem como objetivos apresentar uma revisão da literatura do uso do teste de Cloze como ferramenta para medir o desempenho em leitura, discutindo seus limites e possibilidades, verificar a sensibilidade do teste para variáveis de natureza linguística e não linguística, e apresentar uma agenda de pesquisa que considere o uso de desenhos qualitativos originais para acessar diferentes aspectos da leitura. Para verificar a sensibilidade do teste, manipularam-se as variáveis tipo de palavra (lexical e funcional), tamanho de texto (curto e longo) e experiência leitora (medida em termos de nível de escolaridade). Observou-se o desempenho de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que os alunos do Ensino Fundamental apresentaram mais dificuldade com palavras funcionais e com os textos longos, indicando que o teste é sensível a fatores linguísticos e não linguísticos. A partir dos resultados e das análises, discute-se como esse teste pode ser útil para avaliar diferentes processos cognitivos envolvidos na leitura.
Palavras-chave: compreensão leitora; teste de Cloze; ensino; palavras lexicais; palavras funcionais.
Abstract: The aims of this article are to present a review of the literature concerning the use of the Cloze test as a tool to measure reading performance, discussing its limits and possibilities, access the sensibility of the test for linguistic and non linguistic variables, and present a research agenda that considers the use of original qualitative designs to access different aspects of reading. To verify the sensibility of the test, we manipulated the variables word type (function words and content words), text length (short and long) and reading experience (measured in terms of level of schooling). We observed the performance of students from Elementary level and from High School. The results show that Elementary-level students had more difficulty with function words and with long texts, which indicates that the test is sensible to linguistic and non-linguistic factors. From the results and analyses, we draw a discussion of how the cloze test can be useful to evaluate different cognitive processes involved in reading.
Keywords: reading comprehension; Cloze test; education; content words; function words.
Keywords
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