Mulher, verão e cerveja: a produção de sentidos na peça publicitária da cerveja Itaipava, no Brasil / Women, Summer and Beer: The Production of Meanings in the Itaipava Adds, in Brazil

Tatiana Barbosa de Sousa, Guilherme Beraldo de Andrade

Abstract


Resumo: Com o intuito de analisar o funcionamento de sentidos produzidos pela excessiva exposição da imagem da mulher como apelo comercial nas propagandas da marca Itaipava no Brasil e compreender como se dão os efeitos de sentidos causados pelo uso da imagem da mulher no meio publicitário, analisaremos recortes de peças publicitárias desta marca, tomando como base teórica a semântica histórica da enunciação, tal como proposta por Guimarães, além de outros conceitos fundamentais para este estudo que se estabelece em diálogo constante com a análise de discurso. Neste artigo, compreendemos como o processo de produção de sentidos se dá em outras formas significantes para além do texto e como esses efeitos de sentido afetam, direta e indiretamente, o comportamento do homem na relação para/com a mulher na nossa sociedade.

Palavras-chave: semântica histórica da enunciação; análise de discurso; imagem da mulher; efeitos de sentido.

Abstract: In order to observe the work of meanings that are produced by the excess of the image of the women as a commercial appeal in the advertisings made by the brand Itaipava in Brazil, and understand how the effects of meanings caused by the use of the image of women in the marketing area we will analyze pieces of advertisement used by this brand, having as the theoretical basis the studies in the Historical Semantics of Enunciation, as presented by Guimarães, besides other essential concepts to this study that is established in the constant possible dialogue with the discourse analysis. In this article, we try to understand how the process of production of meanings happen in other meaningful ways that are out of the text, and how these meaning effects affect, directly and indirectly, the behavior of the men in relation to/with the women in our society.

Keywords: historical semantics of enunciation; discourse analysis; women image; effects of meaning.


Keywords


historical semantics of enunciation; discourse analysis; women image, effects of meaning; semântica histórica da enunciação; análise de discurso; imagem da mulher, efeitos de sentido.

References


ABREU, Antônio S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

ANSCOMBRE, Jean Claude; DUCROT, Oswald. L’Argumentation dans La Langue. Langages, [s.l.], v. 42, p. 5-27, 1976.

CARROZZA, Newton Guilherme Vale. Consumo, publicidade e língua. Campinas: Editora RG, 2011.

CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA (1500). Disponível em: carreiradaindia.net/seccao/carta-de-pero-vaz-de-caminha/. Acesso em: 10 jul. 2016.

DIAS, Cristiane. Linguagem e tecnologia: uma relação de sentidos. In: PETRI, Verli; DIAS, Cristiane (Org.). Análise de Discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Santa Maria: Ed da UFSM, 2013. p. 49-62.

DICIONÁRIO InFORMAL. Estereótipo. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/estere%C3%B3tipo/. Acesso em: 11 ago. 2016.

DUCROT, Oswald. As escalas argumentativas. In: DUCROT, Oswald. Provar e dizer. São Paulo: Global, 1973.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.

GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. 4. ed. Campinas: Editora RG, 2010.

LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

MASSMANN, D. R. H. Línguas-culturas e retórica: análise comparada de produções dissertativo-argumentativas em língua portuguesa e língua francesa na esfera escolar. 2009.498 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

MORENO, Rachel. A beleza impossível: mulher, mídia e consumo. São Paulo: Editora Ágora, 2008.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2005.

ORLANDI, Eni. O que é linguística. São Paulo: Brasiliense, 2013.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PRIORE, Mary Del. História e conversas de mulheres. São Paulo: Cultura, 2012.

SAAD, Martha Solange Scherer. A evolução Jurídica da mulher da Família. In: BERTOLIN, Patrícia Tuma Martins; ANDREUCCI, Ana Claudia Pempeu Torezan (Org.). Mulher, sociedade e direitos humanos. São Paulo: Rideel, 2010.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidora Blikstein. 24. ed. São Paulo: Cultrix, 2002.

SFEZ, Lucien. Técnicas e ideologia: uma questão de poder. Trad. Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.27.1.423-452

Refbacks

';



Copyright (c) 2018 TATIANA BARBOSA DE SOUSA, Guilherme Beraldo de Andrade

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional