Relação foto-poesia em fotolivros de literatura: uma análise do Quarenta clics em Curitiba / Photo-Poetry Relation in Photobooks of Literature: An Analysis of the Quarenta Clics em Curitiba

Ana Luiza Fernandes, João Queiroz

Abstract


Resumo: Como descrever as relações entre foto e poesia em casos de intermidialidade observados em fotolivros de literatura? No fotolivro de literatura, o signo verbal parece estar vinculado à imagem fotográfica em uma interação bidirecional, criando um sistema acoplado que pode ser visto como um novo sistema. Influências mutuamente modulatórias e contínuas vinculam texto e fotografia. Mas é preciso definir a natureza de tais influências. De que tipo de interação estamos tratando? Neste artigo, propomos um modelo para descrever a relação “foto-poesia” derivado da teoria do signo de C. S. Peirce e apresentamos alguns resultados preliminares de análise do Quarenta Clics
em Curitiba ([1976] 1990), um fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires. Em termos sumários, caracterizamos a relação foto-poesia no fotolivro de Leminski e Pires no interior da teoria de Peirce. A relação é decomposta entre os papéis funcionais ocupados pelo signo (poema) e pelo objeto (fotografia). A irredutibilidade triádica que caracteriza a semiose, segundo Peirce, é a principal propriedade aplicada à relação foto-poesia no fotolivro Quarenta Clics em Curitiba.

Palavras-chave: fotolivro de literatura; Quarenta Clics em Curitiba; intermidialidade; C. S. Peirce.

Abstract: How to describe “photo-poetry” relationship in cases of intermediality
observed in photobooks of literature? In photobooks of literature, the verbal sign
seems to be linked to the photographic image in a bidirectional interaction, creating a coupled system that can be seen as a new system. Mutually modulatory and continuous influences link verbal text and photography. But the nature of such influences should be defined. What kind of interaction are we dealing with? In this article, we propose a model to describe the relationship “photo-poetry” derived from C. S. Peirce’s theory of the sign and we present some preliminary results of analysis of the Quarenta Clics em Curitiba ([1976] 1990), by Paulo Leminski and Jack Pires. Our main focus is not the work itself, but the methodology used to describe the relationship between the coupled
systems. Summarizing, we characterize photo-poetry relationship in the book of Leminski and Pires within Peirce’s theory. This relation is decomposed between the functional roles occupied by sign (poem) and object (photograph). The triadic irreducibility that characterizes semiosis, according to Peirce, is the main property applied to the relation photo-poetry in the photobook Quarenta Clics em Curitiba.

Keywords: photobooks of literature; Quarenta Clics em Curitiba; intermediality; C. S. Peirce.


Keywords


fotolivro de literatura; Quarenta Clics em Curitiba; intermidialidade; C. S. Peirce; photobooks of literature; intermediality.

References


ATÃ, Pedro; QUEIROZ, João. Icon and Abduction: Situatedness in Peircean Cognitive Semiotics. In: MAGNANI, Lorenzo (org.). Model-Based Reasoning in Science and Technology. New York: Springer, 2013. p. 301-313.

ATÃ, Pedro; QUEIROZ, João. Habit in Semiosis: Two Different Perspectives Based on Hierarchical Multi-level System Modeling and Niche Construction Theory. In: WEST, Donna; ANDERSON, Myrdene (ed.). Consensus on Peirce’s Concept of Habit: Before and Beyond Consciousness. Berlin: Springer, 2016. p. 109-119.

ATKIN, Albert. Peirce. New York: Routledge, 2016. (The Routledge Philosophers)

ATKIN, Albert. Peirce’s Theory of Signs. The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Winter 2003 Edition, 2006. Disponível em: http://plato.stanford.edu/entries/peirce-semiotics. Acesso em: 10 jun. 2018.

BARTHES, Roland. A preparação do romance. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Revista de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2011.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós Belo Horizonte, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2007.

CLÜVER, Claus. Inter textus / Inter artes / Inter media. Aletria, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 11-41, 2006.

ELLESTRÖM, Lars. The Modalities of Media: A Model for Understanding Intermedial Relations. In: ______. (org.). Media Borders, Multimodality and Intermediality. New York: Palgrave Macmillan, 2010. p. 11-48.

FARIAS, Priscila; QUEIROZ, João. Images, Diagrams, and Metaphors: Hypoicons in the context of Peirce’s sixty-six fold classification of signs. Semiotica, Berlin, v. 162, n. 1/4, p. 287-308, 2006.

FARIAS, Priscila; QUEIROZ, João. Visualizando signos. São Paulo: Editora Blucher; FAPESP, 2017.

FISCH, Max. Peirce, Semeiotic and Pragmatism. Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 1986.

FONTANARI, Rodrigo. Marshall Mcluhan e Roland Barthes diante da Fotografia e do Haicai. Entretextos, Londrina, v. 11, n. 2, p. 28-45, 2011.

FREADMAN, Anne. The Classifications of Signs (II): 1903. In: BERGMAN, Mats; QUEIROZ, João (ed.). The Commens Encyclopedia: The Digital Encyclopedia of Peirce Studies. New Edition, 2001. Disponível em: http://www.commens.org/. Acesso em: 10 jun 2018.

HELBIG, Jörg. Der Rezipient als Cybernaut: Gedanken zur Poetik des elektronischen Romans. In: HELBIG, Jörg (org.). Intermedialität: Theorie und Praxis eines interdisziplinären Forschungsgebiets. Berlin: Erich Schmidt Verlag, 1998. p. 81-92.

HOUSER, Nathan. Introduction: Peirce as a logician. In: HOUSER, Nathan; ROBERTS, Don; EVRA, James (org.). Studies in the logic of Charles Sanders Peirce. Indiana: Indiana University Press, 1997.

JAPPY, Antony. Iconicity, Hypoiconicity. In: BERGMAN, Mats; QUEIROZ, João (ed.). The Commens Encyclopedia: The Digital Encyclopedia of Peirce Studies. New Edition, 2014. Disponível em: http://www.commens.org/. Acesso em: 10 jun 2018.

JOHANSEN, Jørgen Dines. Dialogic semiosis. Indiana: Indiana University Press, 1993.

LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. 2. ed. ampliada. São Paulo: Editora Unicamp, 2012.

LEMINSKI, Paulo; PIRES, Jack. Quarenta clics em Curitiba. Curitiba: Editora Etecetera, [1976] 1990.

MELLO, Garcez. Apresentação. In: LEMINSKI, Paulo; PIRES, Jack. Quarenta clics em Curitiba. Curitiba: Editora Etecetera, [1976] 1990.

MERRELL, Floyd. Peirce, signs, and meaning. Toronto: University of Toronto Press, 1997.

MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria, Belo Horizonte, v. 14, n. 14, p. 42-82, 2006.

MÜLLER, Jurgen. E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (ed.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora. 2012.

NAVAS, Adolfo Montejo. Fotografia § poesia: afinidades eletivas. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

PARKER, Kelly. The continuity of Peirce’s thought. Nashville: Vanderbilt University Press, 1998.

PEIRCE, Charles S. The Essential Peirce. Selected Philosophical Writings. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1998. v. II. (The Peirce Edition Project). [EP2 seguido do número de página].

PEIRCE, Charles S. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Org. Charles Hartshorne and Paul Weiss. Cambridge: Harvard University Press, 1931-1935. v. I-VI. [CP seguido pelo número do volume e parágrafo].

PEIRCE, Charles S. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Org. Arthur Burks. Cambridge: Harvard University Press, 1958. v. VII-VIII. [CP seguido pelo número do volume e parágrafo].

PEIRCE, Charles S. Annotated Catalogue the Papers of Charles S. Peirce. Org. Richard Robin. Massachusetts: The University of Massachusetts Press, 1967. [MS seguido pelo número do manuscrito].

QUEIROZ, João. Semiose segundo C. S. Peirce. São Paulo: EDUC; FAPESP, 2004.

QUEIROZ, João; EL-HANI, Charbel. Semiosis as an emergent process. Transaction of C. S. Peirce Society, São Paulo, v. 42, n. 1, p.78-116, 2006.

RAJEWSKY, Irina. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (ed.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora, 2012.

RAJEWSKY, Irina. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Intermédialités, Montréal, v. 6, p. 43-64, 2005.

RANSDELL, Joseph. On Peirce’s conception of the iconic Sign. Arisbe, 1997. Disponível em: http://www.iupui.edu/~arisbe/menu/library/aboutcsp/ransdell/ICONIC.HTM. Acesso em: 10 jul. 2018.

RANSDELL, Joseph. On Peirce’s conception of the Iconic Sign. In: SEBEOK, Thomas; BOUISSAC, Paul; HERZFELD, Michael; POSNER, Richard. (org.). Iconicity: Essays on the Nature of Culture. The Netherlands: John Benjamins Publishing Co, 1986.

RANSDELL, Joseph. 1983. Peircean Semiotics. (Unpublished manuscript).

SAVAN, David. An Introduction to C. S. Peirce’s Full System of Semiotic. Toronto: Victoria College, 1987-1988. (Monograph Series of the Toronto Semiotic Circle, v. 1)

WOLF, Werner. The Musicalization of Fiction: A Study in the Theory and History of Intermediality. Amsterdã; Atlanta: Rodopi, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.27.3.1137-1166

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c) 2019 Ana Luiza Fernandes, João Queiroz

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional