Arquitetura de capa dos folhetos de cordel: tradição e modernidade / Cordel leaflets cover architecture: tradition and modernity
Abstract
Resumo: Amplamente conhecidos no Brasil, os folhetos de cordel têm produção ativa no Nordeste e caracterizam uma memória de grupo. Por essa razão, este artigo enfatiza a ideia de que esse gênero textual se manifesta e propaga-se pelo viés histórico-discursivo, apoiado por uma tradição oral e a partir de um modelo prototípico delineado. Conforme Rodrigues (2011), texto é produto de interação (comunicação e socialização) humana e extrapola aspectos meramente verbais, envolvendo elementos exteriores, e que são condizentes com o universo contextual e cultural, próprios da prática sócio-histórica, que é a linguagem. Com base numa pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, o estudo investiga fenômenos de tradição, permanência e mudança presentes nas capas de folhetos de cordel. A partir de um viés simbólico-antropológico (DURAND, 2002) das ciências das significações, a pesquisa dialoga com os pressupostos teóricos das Tradições Discursivas (TD), difundidos por Kabatek (2006, 2012) e Coseriu (1980); além dos estudos culturais e de tradição oral (ZUMTHOR, 1993), folhetos de cordel e da Semiótica Antropológica (RODRIGUES, 2011, 2014a, 2014b, 2017, 2018a, 2018b). Por meio das análises efetuadas, conclui que os folhetos de cordel são instrumentos de representação e manutenção da memória popular nordestina, revelando nas capas retratos da região, sua cultura, memória e imaginário. Para além de sua estrutura (arquitetura e suporte), o cordel abre possibilidades múltiplas de estudo e compreensão de sua atuação/atualização como prática social na cultura nordestina através da leitura e composição verbo-visual/multimodal, o que permite sua continuidade e a manutenção das vozes da cultura que representa.
Palavras-chave: folhetos de cordel; multimodalidade; tradição; línguística da prática.
Abstract: Widely known in Brazil, cordel leaflets are active in the Northeastwhich characterizes a group memory. For this reason, this article emphasizes the idea that this textual genre is manifested and propagated by the historical-discursive bias, supported by an oral tradition and based on an outlined prototypical model. According to Rodrigues (2011), text is the product of human interaction (communication and socialization) and extrapolates purely verbal aspects, involving external elements, which are consistent with the contextual and cultural universe, proper to the socio-historical practice that is language. Based on exploratory, descriptive and bibliographic research, the study investigates phenomena of tradition, permanence and change present in the covers of cordel leaflets. Therefore, from a symbolic-anthropological bias (DURAND, 2002) of the sciences of meanings, the study dialogues with the theoretical assumptions of Discursive Traditions (TD), disseminated by Kabatek (2006, 2012) and Coseriu (1980); in addition to cultural studies and oral tradition (ZUMTHOR, 1993), cordel pamphlets and Anthropological Semiotics (RODRIGUES, 2011, 2014a, 2014b, 2017, 2018a, 2018b). Through the analyzes carried out, he concludes that the cordel leaflets are instruments of representation and maintenance of the Northeastern popular memory, revealing on their covers portraits of the region, its culture, memory and imagery. In addition to its structure (architecture and support), the cord opens multiple possibilities for study and understanding of its performance/updating as a social practice in northeastern culture through reading and verb-visual/multimodal composition, which allows its continuity and maintenance the voices of the culture it represents.
Keywords: cordel leaflets; multimodality; tradition; linguistics of practice.
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