Para além de vínculos diretos entre características fonético-segmentais e ortográficas na escrita infantil

Lourenço Chacon

Abstract


Questionando o olhar que freqüentemente estabelece vínculos diretos entre características fonético-segmentais possíveis em enunciados falados e características ortográficas na escrita infantil, buscamos outras características da língua e da linguagem que contribuiriam para o estabelecimento desses vínculos. Para tanto, analisamos registros de coda silábica em textos escritos de crianças entre 5 e 6anos de uma escola municipal de educação infantil. Nesses registros, observamos, para além desses vínculos diretos, a contribuição de aspectos da língua e da linguagem como os prosódicos, morfológicos, enunciativos e discursivos. Atribuímos a contribuição desses aspectos para o registro da coda às várias formas como se mostram na escrita inicial as relações entre a criança e a linguagem.


Keywords


Convenções ortográficas; Aquisição da escrita; Coda silábica.

References


BISOL, L. O ditongo na perspectiva da fonologia atual. D.E.L.T.A, v. 5, n. 2, p. 185-224, 1989.

BISOL, L. A sílaba e seus constituintes. In: NEVES, M.H.M. (Org.). Gramática do português falado. São Paulo: Humanitas / Campinas: Editora da Unicamp, 1999. v. VII, p. 701-741.

CAMARA Jr., J. M. A análise da flexão verbal. In: Problemas de lingüística descritiva. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1971. p. 65-71.

CAMARA Jr., J. M. Problemas de lingüística descritiva. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1975.

CHACON, Lourenço. Ocorrências de coda silábica simples na escrita infantil. In: ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, VII, 2008. Anais... Pelotas: UCPel, 2008 (a sair).

COLLISCHON, G. A sílaba em português. In: BISOL, L. Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

GAMA-ROSSI, A. J. Relações entre desenvolvimento lingüístico e neuromotor: a aquisição da duração do português brasileiro. 1999. Tese (Doutorado em Lingüística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 1999.

MASSINI-CAGLIARI, G. Acento e ritmo. São Paulo: Contexto, 1992.

MIRANDA, A. R. M. A aquisição ortográfica das vogais do português – relações com a fonologia e a morfologia. Revista Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, n. 36, 2008a (a sair). 

MIRANDA, A. R. M. Aspectos da escrita espontânea e da sua relação com o conhecimento fonológico. In: LAMPRECHT, R. R. Aquisição da Linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008b. (a sair).

NESPOR, M.; VOGEL, I. Prosodic phonology. Dordrechet: Foris Publications, 1986.

SELKIRK, E. The syllable. In: HULST, F.V.; SMITH, N. (Org.). The structure of phonological representations (Part II). Dordrecht: Foris, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.16.1.215-230

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional