Expressões nominais referenciais em narrativas infantis: funções cognitivodiscursivas envolvidas na construção de objetos-de-discurso

Marcela Regina Vasconcelos da Silva

Abstract


Neste artigo, analisamos as funções cognitivo-discursivas das expressõesnominais referenciais utilizadas em textos narrativos produzidos porestudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, adotamos a posturateórica de acordo com a qual a língua é algo que se constituidialogicamente, no processo da interação, de modo que o texto seconfigura como o próprio lugar da interação e da constituição dossujeitos. Consequentemente, a língua não pode ser entendida comotransparente, visto que não reflete o real; os objetos construídos noprocesso de discursivização reelaboram, de acordo com ainterpretação e a percepção dos sujeitos, os dados do real. Portanto,a atividade de referenciação realiza um processo de construção eordenação da realidade, o que justifica a importância de analisarsociocognitivamente as funções envolvidas na realização dessaatividade.

Keywords


Sociocognição; Referenciação; Texto.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.18.2.87-103

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