A descrição dos valores aspectuais do passado composto em materiais didáticos para ensino de espanhol como língua estrangeira / The Description of Aspectual Values of Present Perfect in Didactic Materials for Teaching Spanish as a Foreign Language

Jean Carlos da Silva Gomes, Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold

Abstract


Resumo: O passado composto no espanhol é uma forma verbal que pode veicular diversos valores aspectuais na sentença. A expressão desses valores, bem como sua alternância com o passado simples, difere-se consideravelmente entre as variedades dessa língua. Dessa forma, neste trabalho, buscou-se verificar como os materiais didáticos abordam tal problemática na descrição do passado composto para aprendizes de espanhol como língua estrangeira. Para tanto, foram analisados três volumes das coleções Español Lengua Viva e Aula Internacional. Os resultados indicaram que, em ambas as coleções, privilegia-se a descrição dos valores aspectuais de perfect experiencial e perfect de passado recente. Além disso, a alternância entre passado simples e composto é abordada de maneira dicotômica, em que a primeira forma é descrita como veiculadora do aspecto perfectivo e a segunda, do aspecto perfect, sem haver qualquer informação sobre a variação linguística que envolve tais morfologias. Discutiu-se que a descrição presente nesses materiais não reflete a realidade linguística do espanhol e passa ao aprendiz uma falsa ideia de homogeneidade do idioma.

Abstract: The present perfect in Spanish is a verb form that can convey different aspect values in the sentence. The expression of these values, as well as their alternation with the simple past, differs considerably among Spanish varieties. Thus, in this work, we sought to verify how teaching materials address this issue in the description of the present perfect for learners of Spanish as a foreign language. To this end, three volumes of the Español Lengua Viva and Aula Internacional collections were analyzed. The results indicated that, in both collections, the description of the aspectual values of experiential perfect and perfect of recent past is privileged. In addition, the alternation between simple past and present perfect is approached in a dichotomous way, in which the first form is described as carrying the perfective aspect and the second, the perfect aspect, without any information about the linguistic variation involving such morphologies. It was argued that the description present in these materials does not reflect the linguistic reality of Spanish and gives the learner a false idea of the homogeneity of the language


Keywords


passado composto; aspecto; espanhol como língua estrangeira; livro didático; present perfect; aspect; Spanish as a foreign language; textbook.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.31.3.1373-1403

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