Da regularidade discursiva nos encadeamentos midiáticos: casos “Zé Pilintra” e carretas pró-impeachment / On Discursive Regularity in Media Linkages: “Zé Pilintra” and Pro-impeachment Motorcade Espisodes
Abstract
Resumo: Este trabalho realiza um exame comparativo de dois episódios de nossa história política que sugerem a existência de certa regularidade na forma como hoje se coordenam as instâncias midiáticas responsáveis pela circulação do discurso político. Diante da similaridade dos encadeamentos formados entre tais instâncias e das consequências geradas em cada um dos casos, foi estabelecido como objetivo de pesquisa a análise do circuito que as interliga, com o que parecem se coordenar uma série de respostas que terminam por estabilizar uma engrenagem comunicacional efetuada em cadeia. Para pavimentar o percurso de análise, foram conjugados os conceitos de cadeia de gêneros (Swales, 2004), que serve ao propósito de se investigar o modo como se associam os gêneros discursivos, e encadeamento midiático (Primo, 2008), com o qual se deve supor que os diferentes níveis de mídia hoje funcionam de forma articulada pela via de mecanismos intertextuais. Procedendo-se a uma análise das estratégias de retomada utilizadas em cada uma das instâncias comunicacionais, verificou-se que, na cadeia examinada, a TV exerce uma função centralizadora, na medida em que oferece o impulso inicial à formação do circuito no qual os gêneros vão aparecer justapostos, sempre retomando o conteúdo por ela transmitido. Com o estímulo inicial da difusão televisiva, os episódios são comentados de forma crítica nas redes sociais (notadamente no Twitter), do que decorre a representação dessa repercussão nos jornais digitais, e, finalmente, atos e manifestações políticas no espaço das ruas.
Abstract: This work performs a comparative analysis of two episodes of our political history that suggest the existence of a certain regularity in the way media instances responsible for the circulation of political discourse coordinate themselves today. Given the similarity of the linkages formed between such instances and the consequences generated in each case, the research aim was the analysis of the circuit that interconnects them, with which a series of responses seem to coordinate themselves and stabilize a sort of chain communication mechanism. To build our analytical path, the concepts of genre chain (Swales, 2004), which serves the purpose of investigating how discursive genres are associated, and mediatic linkage (Primo, 2008), with which one must assume that the different media levels function in an articulated way supported by intertextual mechanisms, were combined. Through the analysis of the resumption strategies used in each of the communicational instances, the analysis displayed that, in the examined chain, the TV exerts a centralizing role insofar as it provides the initial motion that generates the circuit in which genres appear juxtaposed, always recovering the television content. From this initial stimulus, episodes are critically commented on in social media (notably on Twitter), which leads to the representation of this repercussion in digital newspapers, and, finally, in political acts and manifestations in the streets.
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