Semiótica Social e Multimodalidade pelas lentes de Kress / Social Semiotics and Multimodality through the Lenses of Kress
Abstract
Resumo: Este trabalho traz uma discussão sobre Semiótica Social e Multimodalidade. Para tanto, fazemos um levantamento das principais obras que marcam o pensamento de Gunther Kress e colaboradores. Nesse sentido, ao revisitar suas obras, encontramos a presença de formulações teóricas de Michael Halliday (1978) que ancoram a visão sociossemiótica como escolha, interesse, signo motivado, todas funções que norteiam uma visão específica de linguagem e de gramática. No escopo da teoria, encontramos as contribuições do pensamento Kressiano sobre multimodalidade com interesse em explorar as formas de significação moderna. Assim, a partir desses princípios, apresentamos um conjunto de pesquisas que trazem reflexões do seu pensamento para os estudos da linguagem e comunicação.
Abstract: This article provides a discussion on Multimodal Social Semiotics. For this purpose, we gather the main works that represent the thinking of Gunther Kress and collaborators. In this sense, when reviewing his works, we found Michael Halliday’s (1978) theoretical formulations that grounded the sociosemiotic vision such as choice, interest, motivated sign, all functions that guide a specific vision of language and grammar. In the scope of the theory, we find the contributions of Kressian thought on multimodality with an interest in exploring the forms of modern meaning. Thus, based on these principles, we present a set of research that brings reflections of his thinking to the studies of language and communication.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BARBOSA, V. S. Multimodalidade e letramento visual: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2017. 414 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará, 2017.
BEZEMER, J. KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication. London: Routledge, 2016.
GUALBERTO, C.; KRESS, G. Social Semiotics. In: HOBBS, R.; MIHAILIDIS, P. The International Encyclopedia of Media Literacy. Nova Iorque: Wiley-Blackwell, 2019. p.01-09.
GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v. 35, n.2, p. 1-30, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460X2019350205
HODGE, R.; KRESS, G. Language as ideology. London and Boston: Routledge & Kegan Paul, 1979.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
KRESS, G. Before writing: rethinking the paths to literacy. London: Routledge, 1997.
KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G. Discourse Analysis and Education: A Multimodal Social Semiotic Approach. In: ROGERS, R. (ed.). An introduction to critical discourse analysis in education. 2nd ed., 2011, p.204 -226.
KRESS, G. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review, Cidade, n.28, v.1, p.49–71, 2015. John Benjamins Publishing Company DOI:10.1075/aila.28.03kre
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2021 [2006].
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006 [1996].
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1685-1699
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Copyright (c) 2024 ZAIRA BOMFANTE DOS SANTOS, Vânia Soares Barbosa, Clarice Lage Gaulberto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
e - ISSN 2237-2083
Licensed through Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional