A aquisição do princípio C da teoria de ligação em português brasileiro: questões metodológicas

Elaine Grolla

Abstract


A distribuição de expressões referenciais nas línguas naturais é regulada pelo princípio C. Assume-se que tal princípio é universal, sendo operativo em todas as línguas naturais. O objetivo principal deste estudo é investigar o conhecimento que as crianças (em idade pré-escolar, entre 4;0 e 6;6 anos, adquirindo o português brasileiro) possuem acerca desse princípio. Mais especificamente, objetivamos investigar a aquisição do princípio C por meio de duas metodologias distintas: a tarefa de julgamento de gramaticalidade (TJG) e a tarefa de julgamento de valor de verdade (TJVV). Isso se justifica na medida em que alguns autores argumentam que a TJVV não é indicada para o estudo da aquisição do princípio C. Portanto, ao usar as duas metodologias para testar as mesmas estruturas com as mesmas crianças, pudemos checar potenciais diferenças no comportamento delas nos dois métodos. De modo geral, os resultados sugerem que as crianças possuem conhecimento sobre oprincípio C, rejeitando casos clássicos de violação desse princípio. Os resultados também sugerem que a TJVV é apropriada para se investigar tal princípio.

Keywords


Princípio C; metodologias experimentais; catáfora; anáfora

References


ADLER, A. Syntax and Discourse in the Acquisition of Adjunct Control. 2006. Tese (Doutorado) - MIT, Cambridge, 2006.

CAIRNS, H.; McDANIEL, D.; HSU, J.; RAPP, M. A Longitudinal Study of Principles of Control and Pronominal Reference in Child English. Language, v. 70, p. 260-288, 1994.

CHOMSKY, N. Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris. 1981.

CHOMSKY, N. Knowledge of Language: Its Nature, Origin, and Use. New York: Praeger. 1986.

CHOMSKY, N.; LASNIK, H. The Theory of Principles and Parameters. In: JACOBS, J.; STECHOW, A. v.; STERNEFELD, W.; VENNEMANN, T. (Ed.). Syntax: An International Handbook of Contemporary Research. Berlin: de Gruyter, 1993.

CONWAY, L.; CRAIN, S. Donkey Anaphora in Child Grammar.Trabalho apresentado em NELS 25: Amherst, MA. 1995.

CONROY, S.; THORNTON, R. Children’s knowledge of Principle C in discourse. In: Otsu, Y. (Ed.). Proceedings of the Sixth Tokyo Conference on Psycholinguistics. Tokyo: Hituzi Syobo Publishing Company, 2005. p. 69-94.

CRAIN, S. Language Acquisition in the Absence of Experience. Behavioral and Brain Sciences, v. 14, p. 597-612, 1991.

CRAIN, S.; CONWAY, L.; THORNTON, R. D-Quantification in Child Language. Trabalho apresentado em ESCOL 1994. Ithaca, NY: Cornell University. 1994.

CRAIN, S.; McKEE, C. The Acquisition of Structural Restrictions on Anaphora. In: BERMAN, S.; CHOE, J.-W.; McDONOUGH, J. Proceedings of the 16th North Eastern Linguistic Society. Amherst, MA: University of Massachusetts, GLSA. 1985.

CRAIN, S. et. al. Quantification without Qualification. Language Acquisition, v. 5, p. 83- 153, 1996.

GORDON, P.; CHAFETZ, J. Lexical Learning and Generalization in the Passive Construction. Trabalho apresentado em 11th Annual Boston University Conference on Language Development, Boston, MA, 1986.

HIRAMATSU, K.; LILLO-MARTIN, D. Children Who Judge What They Produce Ungrammatical. In: Proceedings of the 22nd Boston University Conference on Language Development, 1998. p. 337-347.

LASNIK, H.; CRAIN, S. On the acquisition of pronominal reference. Lingua, v. 65, p. 135-154, 1985.

LUST, B.; EISELE, J.; MAZUKA, R. The Binding Theory Module: Evidence from First Language Acquisition for Principle C. Language, v. 68, p. 333-358, 1992.

LUST, B.; LOVELAND, K.; KORNET, R. The Development of Anaphora in First Language. Linguistic Analysis, v. 6, p. 217-249, 1980.

MAY, R. Logical form. Its structure and derivation. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1985.

McDANIEL, D.; CAIRNS, H. Eliciting Judgments of Grammaticality and Reference. In: ______. Methods for Assessing Children's Syntax. MIT Press: Cambridge, MA, 1996.

McDANIEL, D.; CAIRNS, H.; HSU, J. Control Principles in the Grammars of Young Children. Language Acquisition, v. 1, p. 297-335, 1991.

O’BRIEN, K.; GROLLA, E.; LILLO-MARTIN, D. Long Passives are Understood by Young Children. In: Proceedings of the 30th Annual Boston University Conference on Language Development, Boston, MA, 2005. p. 441-451.

SOLAN, L. Anaphora in Child Language. 1978. Tese (Doutorado) – University of Massachusetts, Amherst, 1978.

TAVAKOLIAN, S. Structural Principles in the Acquisition of Complex Sentences. 1977. Tese (Doutorado) – University of Massachusetts, Amherst, 1977.

THORNTON, R.; WEXLER, K. Principle B, VP Ellipsis, and Interpretation in Child Grammar. Cambridge, MA: MIT Press, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.21.2.9-34

Refbacks

  • There are currently no refbacks.
';



Copyright (c)



e - ISSN 2237-2083 

License

Licensed through  Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional