FuLiA / UFMG - Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes

 

A revista FuLiA é um periódico eletrônico científico da UFMG, quadrimestral, de fluxo contínuo, que tem o objetivo de atender as crescentes demandas de publicação de pesquisas sobre os estudos esportivos relacionados aos estudos da linguagem, das artes, do lazer, da memória e da cultura.

A FuLiA aceita submissões de artigos e ensaios inéditos, preferencialmente de doutores, além de resenhas, entrevistas e traduções. Serão aceitos textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão.

Atualmente, a revista está vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes da Faculdade de Letras da UFMG, o FULIA, fundado em 2010.

A FuLiA está de portas abertas para estabelecer redes de parceria com núcleos de pesquisa, outras universidades e instituições para o desenvolvimento de pesquisas e publicações.

 

 

 

 


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA v. 2, n. 2: submissão até 30 de julho de 2017

 

O esporte em contextos locais e regionais / Sport in local and regional contexts


Imagem: © Torres-García


Organizador: Marcelino Rodrigues da Silva (UFMG)

 

A história dos estudos sobre o esporte no Brasil está intimamente ligada à importância que o futebol adquiriu no país, como símbolo de nossa identidade cultural. Por isso, a grande maioria dos trabalhos mais destacados se dedica a essa dimensão nacional do futebol, tratada geralmente a partir da história desse esporte nas grandes metrópoles brasileiras, especialmente a cidade do Rio de Janeiro. Em tempos mais recentes, no entanto, esse panorama vem se modificando, em função do crescimento, da difusão e da consolidação dos estudos sobre o esporte no país. Nesse movimento, é cada vez maior o número de trabalhos de pesquisa que se contrapõem a essa perspectiva nacional, abordando as histórias, manifestações e particularidades do fenômeno esportivo em contextos locais e regionais. O objetivo deste dossiê, O Esporte em contextos locais e regionais, é apresentar um pouco dessa produção, revelando configurações do fenômeno esportivo que não podem ser reduzidas às grandes narrativas canônicas da história do futebol brasileiro.

 

The history of sports studies in Brazil is closely linked to the importance football has acquired in Brazil as a symbol of our cultural identity. For this reason, the great majority of the most outstanding works are dedicated to this national dimension of football, generally treated from the history of this sport in the great Brazilian metropolis, especially the city of Rio de Janeiro. In more recent times, however, this panorama has been changing, due to the growth, diffusion and consolidation of sports studies in the country. In this movement, the number of research works that oppose this national perspective is increasing, addressing the histories, manifestations and particularities of the sport phenomenon in local and regional contexts. The purpose of this dossier, The sport in local and regional contexts, is to present a little of this production, revealing configurations of the sporting phenomenon that can not be reduced to the great canonical narratives of Brazilian football history.

 

 

 

 
Publicado: 2016-11-02
 

CHAMADA v. 2, n. 3: submissão até 30 novembro de 2017

 

Crônica esportiva no Brasil: história e narrativa

 

Organizador: Bernardo Borges Buarque de Hollanda (FGV).

 

Em elaboração (chamada em breve).

 

 

 

 
Publicado: 2016-11-02
 

CHAMADA v. 2, n. 1, 2017: submissão até 30 de novembro de 2016 (encerrada)

 

Futebol e cultura

Imagem: Thomaz Farkas - © IMS


Organizador: Gustavo Cerqueira Guimarães (UFMG)

O dossiê Futebol e cultura propõe uma reflexão transdisciplinar acerca desse esporte em diálogo com as ciências humanas, os estudos da linguagem, as artes, os estudos do lazer e a memória cultural, objetivando estimular a publicação a partir dos trabalhos apresentados no II Simpósio Internacional Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer realizado em Belo Horizonte, em setembro de 2016, organizado pelo GEFuT (Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcida) e pelo FULIA. 




 
Publicado: 2016-08-22
 

CHAMADA v. 1, n. 1: submissão até 30 de julho de 2016 (encerrada)

 

Jogar sem bola: pensando o futebol 

 

Organizador: Elcio Cornelsen (UFMG)

Em seu volume de estreia, a revista FuLiA, do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes, da Faculdade de Letras da UFMG, traz como tema o dossiê Jogar sem bola: pensando o futebol, que propõe uma reflexão transdisciplinar acerca desse esporte em diálogo com a literatura, os estudos literários, a política, a estética e a memória cultural do Brasil. O referido dossiê é concebido no sentido de colaborar para a ampliação do debate sobre as questões suscitadas por essa temática no âmbito dos Estudos Literários.

 

 

 

 
Publicado: 2016-01-21
 
Outras notícias...