O jogo das emoções: análise de discurso do narrador esportivo Pedro Ernesto Denardin
Resumo
Este estudo apresenta a análise de discurso das estratégias utilizadas pelo narrador da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, para referenciar ou aludir aos patrocinadores da equipe esportiva da emissora, durante o jogo Brasil e Costa Rica, pela Copa do Mundo da Rússia de 2018, apesar das limitações comerciais determinadas pela FIFA. O seguinte artigo reflete sob a ótica do autor francês Patrick Charaudeau (2010), a partir dos conceitos de sujeitos de linguagem e visadas discursivas, compreendidos no âmbito do rádio como encenação, e pela perspectiva da autora Maria Lília Dias de Castro (2008), acercadas práticas do embaralhamento do discurso promocional. Para melhor compreender o contexto discursivo e suas opções estratégicas, o estudo executar uma análise comparativa com outra narração realizada por Denardin, a partir do texto discursivo da disputa da final da Recopa Sul-Americana, entre Grêmio e Independiente, um tipo de torneio em que não se limita a exposição de apoiadores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CASTRO, Maria Lília Dias de. Práticas publicitárias: o embaralhamento do discurso promocional. In: CASTRO, Maria Lília Dias de; DUARTE, Elizabeth Bastos (Orgs.). Em torno das mídias: práticas e ambiências. Porto Alegre: Sulina: 2008.
CASTRO, Maria Lília Dias de; SOUZA, Gabriel; ANDRES, Fernanda Sagrilo. Texto autopromocional e suas possibilidades interpretativas. Intexto, UFRGS, Porto Alegre, n. 37, p. 329-348, set.-dez., 2016.
CÉSAR, Cyro. Como falar em rádio: prática de locução AM e FM. São Paulo: Summus, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2010.
CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de (Orgs.). Gêneros em análise do discurso. Belo Horizonte: Nad/FALE-UFMG, 2004. Disponível em: https://bit.ly/2N5TAyi. Acesso em: 16 jun. 2020.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.
GAÚCHAZH. Grupo RBS anuncia equipe que fará a cobertura da Copa do Mundo. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://bit.ly/37Gk0A5. Acesso em: 16 jun. 2020.
GERAQUE, Eduardo. Número de rádios brasileiras na Copa do Mundo desaba. São Paulo. Folha de São Paulo, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2YdOdDJ. Acesso em: 16 jun. 2020.
MARCONI, Andrade de; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2013.
MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, 2001.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento?. Campinas: Pontes, 1990.
PINTO, Milton José. Comunicação e discurso. São Paulo: Hacker Editores, 1999.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.5.1.73-95
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 2526-4494 / Qualis-Capes: A4 (provisório)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.