Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Em Tese é um periódico eletrônico acadêmico e artístico do Programa de Pós- Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a responsabilidade de seu corpo discente.

O periódico aceita textos inéditos – artigos, resenhas, relatos de ensino e traduções – que contemplem as áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literaturas Clássicas e Medievais, Literaturas Estrangeiras Modernas, e Literatura Comparada. Poderão submeter artigos mestres, doutores e pós-graduandos de universidades do Brasil e do exterior.

No que concerne ao foco artístico, a Em Tese realiza curadoria de poemas, fotografias, desenhos, vídeos, música e leitura de textos literários.

O conteúdo da Em Tese é disponibilizado gratuitamente em consonância com a proposta da revista de divulgar o conhecimento e fomentar a discussão e a articulação entre pesquisas na área dos Estudos Literários.

A revista funciona em fluxo contínuo para todas as suas seções, com exceção do Dossiê, que é temático e possui chamada específica.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Conjunto de textos que atendam ao perfil do periódico e que contemplem o estudo temático. Caberá exclusivamente à Editoria definir o tema de cada dossiê, bem como selecionar os respectivos artigos no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensino de Literatura

Artigos, relatos de sala e ensaios que desenvolvam reflexões sobre metodologias, práticas e questões de relevância para o Ensino de Literatura ou de Ensino de Teoria de Literatura. Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias

Artigos e ensaios de temática livre que desenvolvam temas de relevância à teoria literária, à crítica literária e à crítica de outras artes e mídias, tais como artes visuais, audiovisuais, sonoras, teledramáticas, performativas e suas interfaces com a cultura. Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução e Edição

Artigos e ensaios de temática livre que desenvolvam temas correlatos de relevância à Tradução e Edição. Tradução de textos teórico-críticos ou artísticos de línguas clássicas (grego ou latim), bem como as línguas modernas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português). Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos e obras no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Em Tese

Artigos derivados das dissertações e teses defendidas por alunos de pós-graduação. A edição desses artigos será em fluxo contínuo. Caberá à Editoria selecionar os respectivos artigos e obras no conjunto de textos recebidos para este fim, por meio de parecer do Conselho Editorial.

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

As entrevistas serão elaboradas pela Comissão de Entrevistas. Os entrevistados serão escritores, professores e outras personalidades de relevância para o público-leitor da Em Tese:

a) Conforme solicitação da respectiva comissão e/ou da Editoria, com indicação dos entrevistados e entrevistadores;

b) Por indicação dos alunos do Pós-Lit, sugerindo possíveis entrevistados.

 

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

As resenhas de livros, peças teatrais, filmes e/ou álbuns de música podem ser elaboradas por doutores, mestres ou pós-graduandos do Pós-Lit ou programas correlatos de outras universidades do Brasil e/ou do exterior e serão publicadas:

a) Conforme solicitação da respectiva comissão e/ou da Editoria, com indicação dos títulos pertinentes ao público-leitor da revista;

b) Por indicação dos alunos, sugerindo os títulos que serão analisados e aprovados pela Editoria.

Obs.: A seção de resenhas será acompanhada pela respectiva Comissão Editorial (Comissão de Resenhas).

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Poéticas

Espaço para publicação de trabalhos autorais de artistas convidados pelos editores de seção, não sendo, portanto, aberta a submissão de trabalhos. Esta seção abrangerá a Literatura (narrativa, poesia e dramaturgia), a Imagem (vídeo, desenho e fotografia) e o Som (música e leitura de texto literário). Esta seção será acompanhada pela respectiva Comissão Editorial (Comissão de Poéticas).

Editores
  • Carolina Anglada
  • Amanda Fernandes
  • Melissa Sá
  • Douglas Silva
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos, resenhas, traduções e relatos de ensino apresentados à Em Tese serão submetidos à apreciação de dois pareceristas. Será garantido o anonimato dos pareceristas e dos autores no processo de avaliação dos artigos.

 

 

Periodicidade

A revista terá periodicidade quadrimestral, com 3 (três) edições anuais.

 

Política de Acesso Livre

A Em Tese oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, em consonância com o princípio da divulgação e democratização do conhecimento.