Olhando a montanha: parâmetros e processos da ecologia educacional indígena
Resumo
Tradução do prefácio do livro Look to the mountain – an ecology of indigenous education, de autoria do educador indígena Gregory Cajete, do pueblo de Santa Clara, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Em seu prefácio, Cajete traça os parâmetros e processos que subjazem à sua proposta, que destaca a importância de uma abordagem inclusiva da natureza num processo que tem como base uma “ecologia da educação indígena”, e sugere a investigação de uma alternativa educacional contemporânea para os povos indígenas fundamentada culturalmente na concepção dos povos tradicionais. Segundo o autor, seu livro se configura enquanto uma tradução de princípios de uma educação voltada a um quadro contemporâneo do pensamento. Seu projeto de educação como comunicação intercultural se apresenta como uma metáfora alternativa diferente da que se pratica hegemonicamente na América. Tradicionalmente, os índios veem a vida através de uma metáfora cultural diferente. É esta metáfora cultural diferente que emoldura a exploração da filosofia educacional indígena apresentada no livro.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.22.2.148-156
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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