A colaboração como movimento ético-poético a caminho do “novo” nas aulas de literatura

Rodolfo Meissner Rolando

Resumo


Os estudos de Cereja (2005), Cosson (2006,2014), Paulino e Cosson (2009) e Zilmerman e Rösing (2009), entre outros pesquisadores, têm indicado uma crise no ensino de literatura. Nesse sentido, um dos principais problemas decorrentes dessa crise - ainda pouco discutido -, consiste no silenciamento do aluno diante das veredas interpretativas suscitadas pelo texto literário. Com o intuito de contribuir para a superação desse problema, o presente artigo tem o objetivo de discutir a colaboração como um movimento “ético-poético” de grande relevância para (re)pensar a organização das aulas de literatura. Tal discussão se ancora teoricamente nos estudos sobre colaboração como propostos por Magalhães (2016, 2014, 2012), entre outros autores. Espera-se, a partir das reflexões aqui expostas, contribuir para ressignificar o ensino de literatura, favorecendo a criação de relações colaborativas em sala de aula e conduzindo à transformação dos sujeitos ali envolvidos.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.203-218

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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