Polyphony and representativeness in The Sound and the Fury

Norma Diana Hamilton

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir a maneira pela qual a forma de múltiplas vozes no romance O Som e a Fúria de William Faulkner se relaciona à questão de democracia, mais especificamente, ao tema de representatividade. As questões que buscamos responder incluem: até que ponto as vozes múltiplas são igualmente válidas; de que forma esta polifonia se remete à questão de representatividade; e de que maneira o romance constrói, pela ficção, as relações e conflitos sociais do contexto retratado. Nossa fundamentação teórica se baseia na concepção do romance polifônico e do discurso de dupla voz de Mikhail Bakhtin. Concluímos que o romance de Faulkner mostra que, tal como na vida real, não há representatividade, e, portanto, não há democracia.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.85-96

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.