Polyphony and representativeness in The Sound and the Fury
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a maneira pela qual a forma de múltiplas vozes no romance O Som e a Fúria de William Faulkner se relaciona à questão de democracia, mais especificamente, ao tema de representatividade. As questões que buscamos responder incluem: até que ponto as vozes múltiplas são igualmente válidas; de que forma esta polifonia se remete à questão de representatividade; e de que maneira o romance constrói, pela ficção, as relações e conflitos sociais do contexto retratado. Nossa fundamentação teórica se baseia na concepção do romance polifônico e do discurso de dupla voz de Mikhail Bakhtin. Concluímos que o romance de Faulkner mostra que, tal como na vida real, não há representatividade, e, portanto, não há democracia.
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PDF (English)DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.85-96
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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