A escrita experimental de Michel Butor
Resumo
Este artigo pretende analisar a maneira como alguns aspectos das experimentações literárias de Michel Butor contribuem para a articulação dos elementos visual, espacial e referencial da escrita, e quais os seus efeitos sobre o conjunto do processo literário. Para ilustrar e fundamentar as análises feitas nesse estudo, registraremos experimentações conduzidas em diferentes obras de Butor, entre elas, Passage de Milan (1954), L’emploi du temps (1956), Mobile (1962), Description de San Marco (1963) e 6.810.000 litres d’eau par seconde (1965). Inicialmente, investigaremos a articulação dos aspectos visual, espacial e referencial da escrita nos livros de Butor. Em seguida, procuraremos demonstrar como essa articulação, via experimentações, se faz ver na dinâmica de escrita de Butor. Finalmente, avaliaremos os efeitos dessa articulação sobre o conjunto do processo literário – produção, difusão e recepção –, considerando as relações entre Butor, isto é, o autor, e os diferentes agentes literários, em especial, o editor e o leitor.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.23.2.136-157
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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