Escuela e O pão e a Pedra: memória e ditadura na dramaturgia latino-americana contemporânea.
Resumo
Em um contexto de crise política em diversos países da América Latina, com um crescimento da direita conservadora e uma democracia ainda frágil, é que nos dispusemos a analisar dois textos dramáticos contemporâneos que fazem referência ao período ditatorial no Brasil e no Chile: O pão e a pedra, da Companhia do Latão (Brasil) e Escuela, de Guillermo Calderón (Chile). Diante dessas obras dramatúrgicas podemos questionar: qual a importância da memória da ditadura para a América Latina e qual o papel do teatro contemporâneo latino americano no avivamento e reflexão acerca dessa memória traumática? Por meio da análise de textos que recorrem ao passado para debater o presente pretendemos entender como a permanência dessa temática nos palcos pode permitir uma maior compreensão dos acontecimentos atuais e significar um fôlego e um alerta, nos momentos de instabilidade política vividos na América latina. Também nos parece importante entender como a presença contínua desses ecos dos períodos ditatoriais pode manter viva a memória de tempos sombrios para que os mesmos não voltem a se repetir.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.123-132
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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