Do subterrâneo no Horto: Auta de Souza e os mitos culturais sobre a poeta no século XIX

Alice Vieira Barros

Resumo


O artigo faz uma leitura crítica da obra da poeta Auta de Souza, a partir de um corpus de poemas extraído de seu livro Horto (1900). Contrastamos a palavra poética de Auta de Souza com o que disse parte de sua fortuna crítica a respeito de sua obra, e observamos como essas leituras foram afetadas por visões distorcidas acerca da autoria feminina e por mitos culturais a respeito da “poeta mulher” vigentes no século XIX. Tenciona-se discutir aspectos da poesia da autora que passaram despercebidos pela fortuna crítica – tais como sua musicalidade, seu caráter moderno e sua temática homoerótica. Esses elementos parecem ter sido ignorados pela fortuna crítica devido a uma mistura inadequada entre as personas poéticas construídas pela escritora e a pessoa empírica da poeta, com sua trajetória pessoal e biográfica.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.26.1.231-242

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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