In diversitate renascor: uma reflexão sobre a história dos estudos clássicos no Brasil a partir da UFSC
Resumo
Este trabalho propõe resgatar a história dos estudos clássicos (EC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), buscando situá-la na história dos EC brasileiros e analisar suas mudanças e reações ao longo das décadas, além de ensaiar reflexões a partir desse resgate. Os resultados mostram que a UFSC surge no momento em que os EC deixam a educação básica e se expandem na educação superior, estando presentes nela desde sua fundação. Nos anos 90, a flexibilização dos currículos de Letras engendrada pela LDB de 1996 impactou negativamente a área, porém houve ao mesmo tempo um florescimento via pós-graduação na instituição. O conjunto dos trabalhos da área ao longo das décadas reflete uma pluralidade de visões que contradiz alegações de que os EC são conservadoristas, sendo que prevalece na UFSC uma visão da antiguidade como fonte inesgotável de chaves para a interpretação dos problemas atuais, com destaque para o papel revitalizador da tradução.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.27.2.85-100
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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