Escrever é gritar sem ruído: os silêncios na escrita de Marguerite Duras
Resumo
Neste artigo, analisamos dois textos de Marguerite Duras, <i>Hiroshima mon amour<i/> (1960) e <i>La douleur<i/> (1985), para refletir acerca dos silêncios nessa escrita, compreendidos também como <i>gritos sem ruído<i/>. Integrante da Resistência Francesa e do Partido Comunista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Duras viveu os horrores desse período, especialmente após a prisão do marido em um campo de concentração. Ao escrever sobre a guerra, porém, ela rompe com toda busca de representação de <i>uma<i/> realidade, propondo justamente o contrário: expor a insuficiência da língua diante do desastre. Em ambos os textos, e ao longo de praticamente toda a sua obra, Duras deixa as palavras fazerem silêncio, como modo também de testemunhar, no limite da linguagem. Ao longo desta análise, dialogamos com Gilles Deleuze, Giorgio Agamben e Márcio Seligmann-Silva buscando refletir acerca dos silêncios e das (im)possibilidades de testemunho na escrita durassiana.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.33-49
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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