A morte das casas na obra de Cecília Meireles

Paola Resende

Resumo


Na obra de Cecília Meireles, a casa é uma imagem recorrente e um símbolo de constante devoção. A preferência pelas casas vazias ou abandonadas é sugestiva, pois esses espaços, longe de produzirem isolamento, disponibilizam uma espécie de solidão habitada, ao mobilizar habitantes e enredos antigos ou a criação de novas tramas. Essa iconografia interliga-se à modernização desorganizada das cidades, que destrói as construções antigas para ceder lugar às novas. Nesse sentido, tanto em verso quanto em prosa, são apresentadas cenas em que as casas abandonadas ou desocupadas são o mote e, em oposição ao recorrente esquecimento e destruição, a disposição do sujeito poético é de absoluta entrega e conservação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.307-325

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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