Gritos e teatros sufocados: uma análise comparativa entre as dramaturgias Out Cry (1973), de Tennessee Williams, e Um grito parado no ar (1973), de Gianfrancesco Guarnieri

Gustavo Takashi Moraes Assano

Resumo


As dramaturgias Out Cry (1973), de Tennessee Williams, e Um grito parado no ar (1973), de Gianfrancesco Guarnieri, são abordadas numa análise comparada que prioriza três aspectos estruturantes da compreensão histórica de cada obra: as soluções estilísticas do texto dramatúrgico; os processos de encenação descritos nos aspectos meta-teatrais de cada texto; e as relações de produção do trabalho teatral indicadas em cada dramaturgia. Ao enfatizarmos o que de contextualmente diferenciador se revela naquilo que cada dramaturgia apresenta como estilisticamente similar uma em relação à outra, acreditamos ser possível indicar critérios críticos e analíticos para se compreender o teor de modernização teatral de cada obra. Assim, a partir de uma análise literária, as duas dramaturgias permitem descrever o aparelho teatral comercial moderno segundo os critérios e condições históricas de realização do trabalho teatral do período em questão, refletidos numa relação entre periferia e centro do sistema capitalista global.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.54-77

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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