Imagens maternas, dramaturgia da redenção
Resumo
O artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a crítica da violência na escrita dramática de Plínio Marcos. No recorte apresentado, um estudo sobre Querô, uma reportagem maldita, a reminiscência do personagem-recordante repassa as imagens maternas como perda e ausência. Na retrospecção, as imagens fantasmáticas de Leda fazem partem da busca incessante da redenção como forma de perdão, perante o abandono e o passado traumático do personagem na zona portuária e no reformatório. Outrossim, na comparação com outros textos teatrais do mesmo dramaturgo, a perquirição da violência sofrida na detenção revela uma subjetivação fraturada que duplica as instâncias de enunciação e, na reiteração da catástrofe que funda e encerra a ação dramática, reprisa as ruínas de uma memória em flagrante degradação.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.138-158
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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