O equilíbrio oscilante de Luís da Silva: discussão sobre alguns conceitos d’A teoria do romance, de Lukács
Resumo
Para Lukács, o romance tornou-se a forma estética de nosso tempo e, n’A
teoria do romance, o filósofo apresenta pressupostos teóricos que
estabelecem os conceitos para a constituição da narrativa, sendo eles,
especialmente, a relação do escritor no seu ato criador, a ironia, a totalidade,
a ação demoníaca e a perspectiva do autor como traço biográfico. Angústia é
o romance a propósito dessa teoria.
teoria do romance, o filósofo apresenta pressupostos teóricos que
estabelecem os conceitos para a constituição da narrativa, sendo eles,
especialmente, a relação do escritor no seu ato criador, a ironia, a totalidade,
a ação demoníaca e a perspectiva do autor como traço biográfico. Angústia é
o romance a propósito dessa teoria.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.18.1.61-70
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.