O silêncio trágico do sertão

João Batista Santiago Sobrinho

Resumo


Resumo: Faz algum tempo perscrutamos a escritura rosiana em sua tragicidade. Nesse sentido, a maneira como Clément Rosset percebe o silêncio em seu livro A lógica do pior se revelou um excelente dispositivo teórico para pensar o silêncio do sertão. Tomamos a palavra sertão, da maneira ampliada que João Guimarães Rosa o concebeu em sua escritura, isto é, para o escritor mineiro, “sertão é o mundo”. Sendo assim, nossa análise partirá de uma ideia mais geral do silêncio, não desgarrado da vida, sobretudo contemporânea, na sua relação com a técnica, para enfim se debruçar sobre o que queremos divisar no sertão: o silêncio trágico.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.2.56-67

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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