The temptation scene in Orson Welles' and Folias d'Arte's adaptations of "Othello"

Janaina Mirian Rosa, Ketlyn Mara Rosa

Resumo


O objetivo deste artigo é oferecer uma analogia quanto à representação da chamada cena da tentação no filme de Orson Welles intitulado Othello (1952) e na produção teatral de Otelo pelo grupo Folias d'Arte, que estreou em São Paulo no ano de 2003, ambas adaptações da peça de William Shakespeare. A cena da tentação é considerada pelos críticos como um momento crucial da peça, já que refere-se ao momento em que Iago astutamente reuni todas as suas forças como estrategista para influenciar os pensamentos de Otelo com a idéia de que Desdemona está traindo o Mouro com Cássio−e Iago atinge seu objetivo com sucesso.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.21.2.124-135

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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