As duas mãos: estudo comparado entre João Cabral, Piet Mondrian e Joan Miró

Fábio José Santos de Oliveira

Resumo


Nosso artigo analisa comparativamente a poética de João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e algumas pinturas de Piet Mondrian (1872-1944) e Joan Miró (1893-1983). Para tanto, tomamos com ponto de partida o próprio olhar crítico do poeta, que, em poema intitulado “O sim contra o sim” e através da metáfora da mão direita, estabelece equiparação entre esses dois pintores, ainda que ambos possuíssem uma estética razoavelmente distinta um do outro. Por meio dessa visada crítica acerca dos pintores, alcançamos, por fim, uma leitura da própria poesia de João Cabral: ao escrever sobre outros, o poeta acaba escrevendo também sobre si mesmo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.23.1.198-216

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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