Poesia e artes visuais: a écfrase em poemas de Carlos Drummond de Andrade sobre quadros de Enrico Bianco

Cristina Gonçalves Ferreira de Souza

Resumo


Este trabalho abordou a relação entre artes visuais e poesia. Para isso, a partir da semiótica, apresentou a história, o conceito e uma aplicação da écfrase. O objeto de análise foram dois poemas ecfrásticos de Carlos Drummond de Andrade, publicados nos livros As impurezas do branco (1973) e A paixão medida (1980), escritos a partir de obras do pintor Enrico Bianco. A análise demonstrou que a representação verbal das obras artísticas pelo poeta alinha-se ao conceito de écfrase moderno no sentido em que extrapola o aspecto meramente descritivo e apresenta a ‘impressão visual’ que a obra causa no eu lírico. A partir deste estudo, concluímos que écfrase é um recurso literário moderno e uma interessante ferramenta de leitura do mundo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.357-372

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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