Obra de aproximação: forma artística e conteúdo nacional no último Mário de Andrade
Resumo
Este artigo propõe a análise do ensaio Atualidade de Chopin (1942), de Mário de Andrade (1893-1945), e do conjunto de crônicas O Banquete (1945), também de Mário de Andrade, procurando mostrar como se constrói, na fase final de reflexão do poeta paulista, uma visão que procura articular excelência artística e expressão nacional. Essa articulação aparece, no ensaio sobre Chopin, na forma da conjugação entre o uso que o compositor polonês faz do legado clássico e sua produção romântica e, no caso das crônicas musicais, no conceito de alegro brasileiro. Nos dois casos, estamos diante de um conceito de forma artística que equilibra o conteúdo social e a perfeição formal.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.268-290
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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