Redes de edição e redes sociais: cruzamentos e questões
Resumo
Com base na noção de “redes de edição” (Martins, 2005), este trabalho discute as relações entre editores de literatura contemporânea, especialmente os de pequenas casas editoriais, a tecnologia e as redes sociais. Foram feitas entrevistas com alguns ativos editores atuais para se abordar temas como o uso das redes para a publicação e divulgação dos livros literários. Considera-se que editores e autores têm consciência dos fluxos em que estão inseridos e de que são, também, protagonistas; sabem que podem empregar novos espaços digitais para potenciar suas produções, do ponto de vista da criação e da difusão; atribuem-se papéis mesclados, o que está bastante distante da visão segundo a qual haveria uma divisão do trabalho que separaria autores e editores; além disso, têm, em sua maioria, uma relação positiva com tecnologias digitais e as empregam a seu favor.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.20.3.163-179
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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)
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