Se os discursos apocalípticos sobre o fim do livro parecem ter finalmente arrefecido, diante da constatada sobrevivência do livro físico (em variados formatos) ao lado dos suportes digitais, a forma, a materialidade e certa simbologia do livro vêm sendo, nas últimas décadas, tensionadas – seja por diferentes correntes do pensamento que têm dedicado especial atenção ao livro como instituição ocidental do saber e da cultura; seja por artistas que veem no objeto livro um campo de experimentações e investigações materiais e conceituais; seja, ainda, no âmbito do design editorial, que se alimenta também do experimentalismo material e gráfico ao passo que tenta investir o produto livro de novas roupagens, tendo em vista um mercado cada vez mais competitivo e um público cada vez mais exigente. Além disso, convive com o livro em sua forma mais amplamente difundida e reconhecida uma série de práticas alternativas, novas e antigas, que vêm ganhando destaque no universo livresco: livros artesanais, independentes, produzidos com materiais os mais diversos, autopublicações, literatura digital e, ainda, criações de grupos e povos que há até pouco tempo não se utilizavam da tecnologia do livro. Tendo como horizonte esse prolífico cenário – e sem desconsiderar, claro, a história das práticas e das reflexões acerca do livro –, o v. 22, n. 3 da revista Em Tese convida pesquisadores e artistas a refletir sobre a forma, a matéria e a experiência de leitura do livro, levando em conta seus mais variados meios e modos de produção e circulação ao longo dos tempos.
Sumário
|
1-5
|
Amanda Pavani Fernandes, Aline Sobreira de Oliveira, Carolina Anglada, Douglas Silva, Josué Borges de Araújo Godinho, Rafael Castro, Rafael Fava Belúzio, Rafael Otávio Fares Ferreira
|
6-10
|
Dossiê
Iara Pierro de Camargo
|
11-33
|
Gustavo Cerqueira Guimarães
|
34-44
|
Henrique de Oliveira Lee
|
45-61
|
Pilar Lago e Lousa, Maria Clara Dunck Santos
|
62-77
|
Alice Bicalho de Oliveira
|
78-89
|
Luiz Henrique Silva de Oliveira, Fabiane Cristine Rodrigues
|
90-107
|
Daiane Carneiro Pimentel
|
108-121
|
Ana Elisa Ribeiro
|
122-138
|
Alex Keine de Almeida Sebastião
|
139-158
|
Tatiane da Costa Souza
|
159-170
|
Tiago de Holanda Padilha Vieira
|
171-182
|
Ensino de Literatura
Marcus De Martini
|
183-202
|
Rodolfo Meissner Rolando
|
203-218
|
Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias
Nathalia de Aguiar Ferreira Campos
|
219-231
|
Felipe Cordeiro
|
232-244
|
Valéria Sabrina Pereira
|
245-262
|
Luiz Fernando Ferreira Sá, Talita Cassemiro Paiva Alves
|
263-278
|
Tradução e Edição
Cesar Augusto López
|
279-283
|
Em Tese
Aulus Mandagará Martins
|
284-293
|
James Rios de Oliveira Santos, Luzia Aparecida Berloffa Tofalini
|
294-308
|
Juliana Ribeiro Silva
|
309-323
|
Entrevistas
Carolina Anglada, João Concha
|
324-329
|
Resenhas
Gustavo de Oliveira Bicalho
|
330-336
|
Louise Marie Goodman
|
337-340
|
Poéticas
Coletivo Alecrim
|
342-351
|
Daisy Turrer
|
352-379
|
Giovanna Martins
|
380-388
|
Ricardo Tiago Moura
|
389-395
|